Projetos e Programas

Programas e Projetos Educacionais

Os Programas e Projetos educacionais acontecem a partir de parcerias firmadas pela Prefeitura de Umuarama através da Secretaria Municipal de Educação, a partir de convênios com instituições públicas e particulares. Tem como objetivo articular práticas pedagógicas com diferentes metodologias de ensino, que estão articuladas com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. São desenvolvidos e aplicados em sala de aula, considerando os conhecimentos de cada componente curricular. Esses Programas e Projetos dinamizam o ensino e aprendizagem, pois proporcionam ao aluno e ao professor exercitar seus conhecimentos, oportuniza a busca e a construção de conhecimentos novos, exercita a autonomia, a sociabilidade, a criatividade, a aprendizagem colaborativa, fazendo uso da pesquisa aliada a teoria e prática, possibilitando a formação do espírito científico, ou seja, os programas e projetos contribuem com a autonomia do aluno no processo de aprendizagem e contribui com a autoestima e confiança do aluno na construção do conhecimento. A adesão pela escola acontece a partir da análise da equipe da escola, que definem juntos qual ou quais turmas participarão de cada um dos Programas e Projetos.

Programa de Educação Ambiental ( PEA ) – Campo Limpo

O Programa de Educação Ambiental – PEA é uma iniciativa do Sistema Campo Limpo, o Programa acontece a partir da parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Adita (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Pecuária). A proposta do PEA Campo Limpo é contribuir para a formação da consciência ambiental dos alunos, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. Ou seja: todos nós – família, escola, empresas, governo – temos o compromisso de buscar soluções que minimizem os impactos causados por esses resíduos ao meio ambiente. Participam desse Programa, alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, anualmente são distribuídos kits educativos para serem aplicados em salas de aula. Neste Programa alunos são premiados em etapa Municipal, sendo que no ano de 2018 e 2019, alunos foram premiados em etapa Nacional. O Município tem parceira com o Programa, através da Adita desde o ano de 2008.

Mais informações:

O QUE É O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ADITA

Programa Agrinho – SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)

O Agrinho é um Programa que incentiva a pesquisa, defende uma educação crítica, criativa, que desenvolva a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos. O Concurso é realizado todos os anos nas categorias Redação, Desenho, Experiência Pedagógica, Escola e Município Agrinho. A temática do concurso é de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas altamente qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa e o SENAR oferta esse material aos alunos e professores. O Concurso é realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, que envolve os alunos e professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O Programa Agrinho teve início em 1996 e a parceria com o Município de Umuarama existe desde o ano 1998 e a partir dessa data nossos alunos são classificados e premiados no Concurso Agrinho.

Mais informações:

PROGRAMA AGRINHO

Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP

O JEPP é um Programa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e pequenas Empresas), e é desenvolvido em sala de aula a partir da parceria com a Prefeitura Municipal de Umuarama, através da Secretaria de Educação. Na prática o Programa tem o objetivo de desenvolver comportamentos empreendedores, estimular a autonomia, a tomada de decisão dos estudantes, desenvolver atitudes para a gestão da própria vida e trazer o conhecimento de forma lúdica. As atividades trabalhadas com os alunos são contempladas nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Os professores e alunos concluem os estudos propostos pelo Programa, realizando na prática as atividades do material do aluno de cada ano escolar, realizam uma feirinha evidenciando o comportamento empreendedor do aluno, atuando como protagonista do conhecimento. O SEBRAE oferta o material utilizado pelo aluno e professor, também oferta formação aos docentes. A parceira da Secretaria de Educação com o SEBRAE existe desde o ano de 2007.

Mais informações:

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD

O PROERD é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education – D.A.R.E, na sala de aula é o Policial Militar que é o instrutor do Programa. O programa consiste em um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, e destina-se a ensinar as crianças e adolescentes em idade escolar, a serem capazes de fazer boas escolhas de forma segura e responsável, saber se comunicar e se relacionar com pessoas, denunciar o bullying com segurança, reconhecer os malefícios das drogas e a pressão dos colegas e principalmente manter-se livre das drogas e da violência. Nesse Programa todos os alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Umuarama, estudam as 10 lições PROERD. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, adquire o livro e a camiseta do Programa para todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Ao final do Programa, os alunos participam de uma cerimônia de formatura, onde recebem o Certificado PROERD. Neste evento, um aluno de cada escola é premiado pela Prefeitura Municipal de Umuarama pela escrita da melhor redação sobre os conhecimentos adquiridos durante o Programa. Essa parceria com a Polícia Militar acontece desde o ano 2000.

Mais informações:

PROERD

Projeto Televisando: parceria entre RPC e Instituto GRPCOM

O Televisando é um Projeto de Comunicação e Educação da RPC que incentiva professores do 1º ao 5º ano de escolas públicas do Paraná a utilizarem a TV como recurso pedagógico, o objetivo de enriquecer o processo ensino/aprendizagem, promover a educação para cidadania e educação midiática, fazer uso de metodologia dinâmica e atrativa para os alunos e levar as crianças a pensar criticamente sobre diversos assuntos. Estimula o protagonismo dos estudantes de todo o Paraná e contribui também com a formação dos professores, capacita para o uso da mídia TV na escola e para o trabalho com metodologias inovadoras, por meio de uma plataforma EAD exclusiva, em que os cursos são certificados por uma Universidade parceira. Os professores inscritos contam com materiais de apoio pedagógico, sugestões de atividades e de práticas para a sala de aula a partir de conteúdos veiculados na TV, com a possibilidade de participação em eventos educacionais, assessorias pedagógicas e de projeto, visitas guiadas aos estúdios da RPC e o reconhecimento para professores e alunos. Essa parceria teve inicio no ano de 2009.

Mais informações:

TELEVISANDO

Projeto – Futuro Integral – SESC/PR

O Projeto Futuro Integral acontece em contraturno escolar e atende alunos na faixa etária de 07 a 12 anos, do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino das escolas contempladas pelo convênio. O Projeto desenvolve conhecimentos e habilidades por meio de atividades nas áreas de Letramento, Raciocínio Lógico, Arte-Educação e/ou Expressão Corporal. O atendimento dos alunos matriculados no Projeto é realizado por profissionais do SESC. Alguns grupos de alunos são atendidos na Unidade SESC, enquanto outrossão atendidos em suas próprias escolas. O transporte escolar dos alunos é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. O SESC é responsável pela oferta do lanche para os grupos de alunos atendidos em sua Unidade, já os alunos atendidos nas Escolas Municipais o lanche é fornecido pela Prefeitura Municipal. A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Unidade Executiva SESC Umuarama existe desde o ano de 2009.

Mais informações:

FUTURO INTEGRAL

Projeto Aprender e Jogar – SESC/PR

O Projeto Aprender e Jogar atende em contraturno, alunos do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 07 a 12 anos, matriculados nas Escolas da Rede Municipal de Ensino que são contempladas com este convênio. Ao participar das atividades do Projeto os alunos têm a oportunidade de vivenciar diversas práticas esportivas que acontecem 2 (duas) vezes por semana na Unidade Executiva SESC – Umuarama sob a responsabilidade dos profissionais desta Unidade. O lanche servido aos alunos é fornecido pelo SESC e o transporte escolar é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.

Mais informações:

APRENDER E JOGAR