Alimentação Escolar

 

Cardápio de MERENDA

 

Adotar práticas saudáveis, como atividades esportivas e alimentação saudável durante a infância e adolescência, são fundamentais para o desenvolvimento, pois promove a saúde, crescimento, o desenvolvimento e pode prevenir possíveis problemas de saúde, tais como: anemia por deficiência de ferro, obesidade, desnutrição, cárie dental, dentre outros.

O maior e mais antigo programa de alimentação escolar no mundo, com cobertura e gratuidade na oferta de refeições, o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar tem como objetivo, oferecer alimentação escolar a alunos matriculados na rede pública de ensino e promover ações educativas voltadas à conscientização de uma alimentação saudável, proporcionando segurança alimentar e nutricional aos estudantes, durante a permanência do aluno na escola.

Em cumprimento ao que preconiza o PNAE, a Prefeitura Municipal de Umuarama, busca ofertar aos seus educandos uma alimentação equilibrada e nutritiva, a qual prioriza as seguintes características:

1) Qualidade: com preferência a oferta de alimentos mais naturais, como: frutas, verduras, legumes, sucos naturais.

2) Quantidade: de acordo com a faixa etária e estilo de vida de cada um. Devendo ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.

3) Harmonia: com equilíbrio entre os nutrientes, dando preferência ao consumo de verduras e ou legumes, arroz, feijão e carne, dando preferência as carnes magras.  

4) Variedade: por meio de cardápios variados, coloridos, dando prioridade aos produtos de época, adquiridos pela agricultura familiar.

A divisão de Alimentação Escolar é responsável pelo planejamento e supervisão dos cardápios propostos às unidades educacionais de acordo com faixa etária. Atualmente conta com equipe de dois motoristas, dois auxiliares de distribuição, nutricionista, auxiliar administrativo e auxiliar de limpeza, que são responsáveis por receber e distribuir gêneros alimentícios em 46 cozinhas divididas em escolas municipais, escolas filantrópicas e CMEIs, que servem aproximadamente 16.000 refeições/dia.

Chefe da Divisão de Alimentação Escolar: Fabiana Cristina Tonon Laino

Telefone: (44) 3906-1044