Umuarama, Uma História de Amizade

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Rede Pedagógica Colaborativa Digital, produziu 10 episódios com o propósito de disponibilizar para os estudantes um compilado de informações que retratam a história de nosso município, objeto de conhecimento estudado pelos estudantes do 3º ano da rede municipal.

Para a construção dos 10 episódios sobre a História do Município de Umuarama, foram realizadas diversas pesquisas, filmagens e fotografias que culminaram nos temas: Umuarama, uma história de amizade, Os desbravadores, Os Xetá, Distritos e Patrimônio de Umuarama, Os Pioneiros, Os Talentos de Umuarama, Símbolos Oficiais, Infraestrutura, Cultura, Educação e Esporte e Turismo. Os vídeos relatam a saga de Umuarama desde sua fundação até os dias de hoje. A sua elaboração foi planejada de maneira simples, de fácil compreensão e lúdica, pois será utilizado nas aulas de história do 3º ano.

Os episódios foram elaborados pela equipe de professores pesquisadores Dayane Horwat Imbriane de Oliveira, Vinicius de Barros Cerezuela e Sonia Mara da Costa Hernandes, que atuam pelo Centro Municipal de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação. A revisão foi feita pela Coordenadora Pedagógica do Componente Curricular de Língua Portuguesa Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato e Coordenadora Pedagógica do Componente Curricular História Maria Aparecida de Lima Meira Nakasugui, sob a coordenação geral da professora Elisangela Reis. A narração foi pelo Rodrigo Fernandes Pereira.

Para a Secretária de Educação, Mauriza Lima, materiais como esse enriquecem as aulas e permitem que os estudantes conheçam um pouco mais sobre nossa cidade.